23 de junho de 2017

Barrinhas energéticas do Jamie



 
Embora goste do sabor da banana (da Madeira, as outras acho-as sensaboronas) e a ache um fruto perfeito para um pequeno almoço de overninght oats com banana e canela, por exemplo, não aprecio por aí além bolos de banana e afins, mas como há receitas que nos suscitam curiosidade, resolvi arriscar e experimentar estas barrinhas energéticas por uma razão muito simples: é que estas barras não levam gordura e usam muito pouco açúcar (só uma colher de mel), ao contrário da maioria das receitas que encontro que estão repletas de açúcar e gordura. O resultado final não me desagradou de todo, sendo certo que depois da segunda barrinha já me tinha rendido ao sabor da banana. Depois d eprontas e drias, foi só cortar e embrulhar em pelicula aderente para congelar e todos os dias uma barrinha pronta a levar para o lanche.

 
Ingredientes:
100 gr. de frutos secos sem sal (usei nozes e cajus)
50 gr. de mistura de sementes
100 gr. de frutos desidratados (usei ameixas e passas)
1 colher de chá cheia de gengibre em pó
1/2 colher de chá de açafrão da India moído
1 laranja
2 bananas maduras
1 colher de sopa de mel
175 gr. de flocos de aveia
10 gr. de farelo de aveia (usei farelo de trigo)

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 190º.
Descasque a laranja de forma a obter apenas a parte vidrada e reserve a polpa.
Num robot de cozinha ou processador de alimentos, pique os frutos secos, as sementes, os frutos desidratados, o gengibre e a casca de laranja. Transfira para uma tigela
Descasque a laranja (retire toda a parte branca que ficou), corte em gomos e coloque no robot de cozinha ou processador juntamente com as bananas e reduza a puré.
Verta esta mistura para um copo medidor, acrescente o mel e complete com água até perfazer 500ml.
Deite num tacho grande e leve a levantar fervura em lume médio.
Com a ajuda de uma espátula comece a incorporar a aveia, o farelo e a mistura de frutos secos.
Vá mexendo sempre, esmagando com a espátula, até a mistura ficar gomosa (porque a aveia começa a libertar o amido que contém).
Transfira para uma forma quadrada antiaderente (forrei uma forma com papel vegetal), espalhe e alise e para facilitar o corte no final, marque a divisão em 12 rectangulos.
Coloque na grelha inferior do forno e deixe cozer durante 45 a 50 minutos ou até estar dourado.
Deixe arrefecer drante 10 minutos dentro da forma e depois transfira para uma rede.
Corte as barras, deixe arrefecer completamente e guarde numa caixa hermética no frigorifico até 3 dias ou embrulhe-as, individualmente, em pelicula aderente e congele.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...