16 de outubro de 2016

Pão estaladiço de centeio

 
 
 
Hoje é Dia Mundial da Alimentação e a par celebra-se também o Dia Mundial do Pão, porventura o alimento mais básico produzido pelo homem. De há 10 anos para cá que a blogosfera celebra este dia e blogers de todo o mundo publicam, a 16 de Outubro, uma receita de pão ou uma publicação relacionada com o pão. O desafio/convite parte da Zorra que este ano nos inspira assim:
 
"No dia 16 de Outubro, que também é o Dia Mundial da Alimentação, fazemos pão e agradecemos o facto de termos em nossas casas comida suficiente, nem todos têm a mesma sorte. Claro que não podemos resolver o problema da pobreza, fome e má nutrição no mundo fazendo pão, mas talvez possamos neste dia em especial partilhá-lo com mais alguém."

Este ano a minha escolha recaiu sobre um pão muito simples, com pouco fermento e que, na realidade, é um "no-knead bread". Nada de amassar, só misturar. O resultado final é um pão fino e estaladiço, umas tostas se preferirem, boas para um snack a meio da manhã ou da tarde, simples (sim, adoro pão simples) ou barrado de queijo-creme, guacamole ou a servir de base  afatias de abacate e tomate polvilhadas com coentros e regadas com um fio de azeite.
 
Bom dia do pão!



(Fonte: "Grande Livro de Cozinha", vários autores, Civilização Editora)
Ingredientes:
200 gr. de farinha de centeio integral
5 gr. (3/4 col de chá) de sal marinho fino
5 gr. (3/4 col de chá) de fermento fresco*
175 ml de água a 20º



Preparação:
Misture a farinha e o sal numa tigela.
Misture o fermento com a água e adicione aos ingredientes secos.
Misture até obter uma pasta macia  e bem ligada.
Cubra a tigela e deixe descansar durante 3 horas até a massa ter inchado um pouco.
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.
Deite a pasta no tabuleiro e espalhe-a num quadrado ou num rectângulo até ficar com 1cm de espessura (se a massa começar a secar salpique com água).
Polvilhe com farinha de centeio e com o rolo da massa e as mãos comprima a parte superior da pasta.
Cubra com um pano e deixe descansar por 1h num local morno, ou até as folhas terem o dobro de altura.
Aqueça o forno a 200º, retire o pano que cobre a massa e com a ponta arredondada de um pauzinho chinês faça mascas em toda a superfície.
Com uma faca romba apare as pontas da massa..
Coza no forno, na prateleira do meio, durante cerca de 40 minutos, ou até a massa parecer seca e as pontas estarem levemente arrebitadas.
Retire do forno e quando o pão tiver arrefecido o suficiente para o manejar , parta-o em pedaços.
 
* usei fermento seco na mesma quantidade, o que alterou a consistência da massa, mas mesmo assim o resultado final foi um pão estaladiço e saboroso .
 
#wbd2016 #worldbreadday2016

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...