1 de fevereiro de 2016

Projecto Marmita - as preferidas de Janeiro



Encerrado o primeiro mês do ano, partilho as que foram as minhas marmitas preferidas:

As sopas, já sabem, vão variando. Costumo fazer uma sopa ao Domingo à noite e, por vezes, outra a meio da semana, normalmente um creme de legumes que vai acabar por dar 1 ou 2 doses para congelar.
Na coluna da direita, começamos com uma gallete de cogumelos e alho francês. Para a massa segui a receita que a Joana Alves publicou no livro "Natural", com menos gordura que as receitas tradicionais. E com a mesma massa fiz as empadas da marmita que se segue, logo abaixo, para aproveitar umas sobras de peru assado, que foram acompanhadas de uma curgete "acordeão", assada no forno com ervas aromáticas (sempre que uso o forno aproveito para assar legumes...). A receita da galette será brevemente publicada (tenho demorado imenso a preparar os posts..uma desgraça!)

Na coluna da esquerda seguem mais 3 escolhas de predelictas: a começar por uma beringela estufada
acompanhada de arroz integral (quer a beringela estufada, quer o arroz integral são excelente opções para fazer a mais e congelar) e, claro, um ovo escalfado. Do pão que lhes juntei também há-de rezar a história por aqui.
Seguem-se dois exemplos de refeições feitas com combinações de ingredientes que podemos ter sempre à mão de semear para refeições rápidas e nutritivas: às sobras de frango assado, que até pode ser de churrasco, junta-se grão cozido, couves em juliana (cruas ou cozidas) e batata doce assada. Já agora uma dica: quando cozerem couve roxa acrescentem sumo de limão ou vinagre para que não perca a cor. Para acabar uma célbre massa com atum e uma mão cheia de coisas boas para acompanhar: cebola roxa, alho francês, tomate cereja e abacaxi, tudo salteado. Dica: Quando cozerem massa, tirem-na  da panela aí 1 minuto antes de ficar al dente. Passem imediatamente por água fria e congelem. Para descongelar, tirem a quantidade que precisam e deixem ficar no frigorifico de um dia durante a noite ou, se quiserem consumir de imediato passem por água quente corrente. 

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...