22 de fevereiro de 2016

Galette de cogumelos e alho francês e uma massa quebrada saudável


Sabem aqueles momentos em que vamos ás compras, olhamos para as bancas dos legumes e temos que comprar determinado ingrediente? Pois é...tenho muitas desses momentos, mais vezes do que o desejaria porque a verdade é que acabo por comprar sempre mais legumes do que aqueles que vou conseguir consumir durante a semana, o que significa que quando o fizer as suas propriedades nutricionais já se começaram a perder. Eu bem tento. Isso e evitar comprar 2 ou 3 espécies de couves na mesma semana e, já agora, lembrar-me de comprar legumes que caibam no frigorífico, sim, bróculos e couve-flor mais pequenos, em vez daquelas cabeças gigantes que terão que ficar numa prateleira e não na gaveta que lhes é destinada, ocupando espaço vital ou comprar molhos de agriões e espinafres a meio da semana quando sei que não tenho disponibilidade e tempo para os arranjar. Foi assim que estes cogumelos vieram parar a minha casa: fui ás compras, vi os cogumelos e tive que os comprar e ser viram como uma desculpa perfeita para experimentar esta massa quebrada que me andava a atormentar. 

Ingredientes:
Para a massa (receita em "Natural - O Grande Livro da Cozinha Vegetariana" de Joana Alves):
250 gr. de farinha de espelta integral
4 colheres de sopsa de azeite
100 ml de água fria
1 pitada de sal marinho
Ervas aromáticas a gost
Para o recheio:
5 cogumelos brancos grandes, laminados
1 alho francês (só a parte branca), em rodelas
1 mão cheia de espinafres
Queijo ralado q.b. (opcional)
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:
A massa:
Num processador de alimentos misture a farinha com o sal e o azeite até ficar com uma consistência de areia
Acrescente a água aos poucos, sempre com o processador ligado até formar uma bola
embrulhe em película aderente e deixe repousar no frio durante pelo menos 30 minutos.
Pode ser congelada até 6 meses
O recheio:
Aqueça uma frigideira de fundo anti-aderente e, deite uma colher de sopa azeite e acrescente o alho francês cortado em rodelas.
Deixe alourar, em lume médio, só até amolecer.
Acrescente os espinafres, tempere de sal e deixe refogar mais um pouco até os as folhas de espinafre murcharem. Transfira para um prato e reserve.
Na frigideira quente deite os cogumelos laminados e deixe alourar, acrescentando um fio de azeite, se necessário, até reduzirem de volume. 
Junte o alho francês e o espinafre aos cogumelos, envolva, retifique o tempero, desligue o fogão e reserve até arrefecer.
Entretanto, aqueça o forno a 180º e retire a massa do frigorífico.
Coloque a massa sobre uma folha de papel vegetal ligeiramente enfarinhada e com a ajuda do rolo estenda-a num circulo, não tendo que ser perfeito e coloque o recheio no centro, deixando uma borda livre com pelo menos 2 centímetros. 
Se quiser, polvilhe a mistura com queijo ralado.
Dobre as bordas sobre o recheio e leve a assar, por cerca de 25 minutos ou até a massa estar cozida e com uma cor dourada.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...