7 de dezembro de 2015

Empadão de bacalhau


É um prato de conforto, daqueles que nos caem que nem ginjas em dias frios e cinzentos e traz para a mesa aquele nosso fiel amigo, sim, o tal das 1001 receitas. Como se não bastasse vem acompanhado de outros grandes amigos que lhe gostam de lhe dar as mãos: pimentos, cebola, alho, azeitonas e broa. Que grande festa, não acham? 

Ingredientes:
500 gr. de batata
Leite q.b.
manteiga q.b.
2 a 3 postas de bacalhau, demolhado (dependendo do tamanho das postas)
1/2 pimento vermelho, em tiras finas
1 cebola, às rodelas
2 dentes de alho
1/4 de couve branca, em juliana grossa
2 fatias de broa de milho, só a côdea
1 punhado de salsa, só as folhas
6 azeitonas descaroçadas
Sal q.b.
Azeite q.b.



Preparação:
Coza as batatas em água e sal.
Entretanto, limpe o bacalhau de peles e espinhas e desfie-e (se preferir pode dar-lhe previamente uma cozedura ligeira em água e leite:leve um tacho ao lume com partes iguais de água e leite e quando levantar fervura junte as postas de bacalhau e desligue o fogão, mantendo o bacalhau mergulhado no liquido durante cerca de 10 minutos).
Numa frigideira larga, refogue a cebola, o pimento e um dente de alho picado.
Deixe alourar até a cebola quebrar, junte a couve e deixe cozinhar 2 ou 3 minutos, até a couve "murchar".
Acrescente, então, o bacalhau e envolva, deixe cozinhar por 5 minutos. Se a mistura estiver muito seca, pode acrescentar um pouco de água ou vinho branco, neste caso deixe o vinho evaporar completamente. Tempere a gosto e reserve.
Estando as batatas cozidas, coe toda a água e triture-as com um passe-vite ou utensilio apropriado.
Leve o tacho com a batata esmagada de novo ao lume e acrescente uma colher de sopa de manteiga e um pouco de leite. Mexa para envolver o leite e vá acrescentando leite aos poucos até o puré estar com a consistência desejada. Não deverá ficar muito seco. Prove e retifique os temperos.
Numa travessa de ir ao forno ou assadeira, coloque, no fundo, uma camada de puré, espalhe, por cima, a mistura de bacalhau e termine com outra camada de puré.
Num processador de alimentos triture a broa, 1 dente de alho esmagado, a salsa, as azeitonas e um fio de azeite, até obter migalhas . Se a mistura estiver muita seca, acrescente mais azeite.
Cubra o empadão com este crumble e leve ao forno, a 180º, até a cobertura dourar.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...