21 de maio de 2015

Bolachas da Madre Joana


O grupo "Vamos fazer Bolachas" escolheu para tema do mês "bolachas regionais". Desafio dificil! Bolachas regionais desta zona? Não conheço e fiz muitas pesquisas e as que encontrei como referenciadas ao norte do país eram pecaminosas demais, cheias de ovos e açúcar.
Acabei por descobrir neste site uma longa lista de bolachas típicas das mais diversas zonas do país e algumas que são transversais, daquelas receitas que não se sabe muito qual a origem, mas que aparecem um pouco por todo o lado. 

As bolachas escolhidas têm origem conventual, aproximam-se das muitas bolachinhas que vamos encontrando pelas feiras e são simples de confecionar, embora as massas amanteigadas me atraiçoem sempre (vd nota). Acompanham muito bem um chá ou um refresco a meio da tarde e é melhor afastar a caixa das bolachas porque são tentadoras.



Fonte: Doces Regionais
Ingredientes:
100 gr de farinha  T55
50 gr de farinha de kamut (MyProtein)
100 gr de açúcar
80 gr de manteiga
2 ovos
Erva-doce (opcional - não usei)

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 170º.
No copo da bimby coloque todos os ingredientes e misture 30 seg./vel.6.
Com uma colher de sopa coloque pedaços de massa num tabuleiro untado com manteiga ou forrado com tapete de silicone.
Espalhe a massa em círculos com um garfo.
Leve a cozer por 20 minutos.



Nota: de acordo com a receita original a massa deveria dar para estender com uma espessura bem fininha e ser cortada em círculos, aliás se virem a fotografia no site são tão diferentes estas daquelas como da água para o vinho, mas para mim as massas muito amanteigadas são um pesadelo para estender, daí ter acrescentado 50 gr. de farinha à receita original e ter usado a colher e o garfo para estender as bolachas. Afinal a cozinha deve ser um prazer e não um pesadelo, certo?

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...