6 de março de 2015

Começar bem o dia

Estamos já no fim do 1º trimeste do ano. Os dias mais longos anunciam a Primavera e mantenho a minha decisão de tentar simplificar e organizar os meus dias. Nem sempre tenho sucesso, confesso. Há semanas que se avizinham calmas e que de repente se transformam num turbilhão de afazeres e deveres e matérias novas para analisar, por isso, pelo menos procuro começar bem o dia, com um pequeno almoço que me satisfaça.

Fiquei viciada em papas de aveia, sejam "overnight oats" ou ligeiramente cozinhadas no microondas e depois em descanso "overnight". A aveia já fazia parte do meu pequeno almoço diário, mas em  cru a acompanhar kefir ou iogurte e fruta ou em forma de granola. As papas tinha-as deixado de lado quando reduzi o consumo de leite de origem animal, porque cozinhadas com água ou chá não me sabiam bem. Entretanto ao folhear o livro "Sumos com Segredos" da Samanta MacMurray, autora do blogue Eat Love, deparei-me com uma receita de aveia com café, fruta e iogurte. Primeiro fiquei ... na dúvida: café, fruta e iogurte????? Ahhhh,  será? Porque não? Pois, porque não, experimenta-se e depois não se quer outra coisa e desde então o café tem sido a minha bebida preferida para preparara a aveia matinal: 2 colheres de sopa de aveia para 1 chávena expresso de café e outra de água ou sumo de laranja. Se as deixar em modo "overnight" prefiro os flocos finos, que absorvem melhor o liquido, mas se usar o microondas, então uso os integrais porque o calor dá-lhes a força que precisam para absorverem o café (ou qualquer outro liquido). Também as prefiro mais para o seco. O iogurte confere depois á refeição a cremosidade que gosto.


                                          Aveia com café  + abacaxi + iogurte natural


Sei que o uso do microondas não é consensual, mas não o dispenso para determinadas preparações e este é uma delas: escolho a fruta, preparo-a, polvilho com canela, cacau em pó ou outra especiaria e 1 minuto no microondas na potência máxima. Descansa 1 minuto. Junto a aveia e o liquido e mais 30 segundos a um minuto na potência máxima. A seguir descansam até ao dia seguinte. Como não gosto de pequeno-almoço completamente frio volto a aquecê-las, mas não mais que 30 segundos, senão ficam a ferver e acrescento o iogurte, de preferência natural. Ajustem as quantidades ao vosso gosto e tenham em atenção que algumas frutas largam o seu sumo quando aquecidas, como as pêras maduras,  ou desfazem-se quase em puré, como os morangos e outras bagas e bananas. Experimentem até encontrarem a vossa combinação ideal.


Aveia com café e sumo de laranja + banana + iogurte natural + canela



Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...