10 de março de 2015

Bacalhau assado com crosta

Ah, o nosso amigo bacalhau há quanto tempo não se vinha juntar á nossa mesa. E que saudades. Para celebrar este regresso tinha mesmo que ser um sumptuosa, mas nem por isso menos simples, assado. A crosta deu-lhe um sabor maravilhoso e as batatinhas assadas com a pele são sempre o melhor acompanhamento. Sirvam-se e com o que sobrar, não se façam rogados e voltem a servir numa "embrulhada de ingredientes" que o bacalhau é assim mesmo, presta-se a 1001 brincadeiras.


Ingredientes:
1 posta alta de bacalhau (já demolhado) por pessoa
1 cebola, às rodelas
1 pimento verde, em tiras
2 dentes de alho, esmagados
1 folha de louro grande
Batatas novas q.b.
1/2 couve lombarda
1 mão cheia de vagem (feijão verde), sem as pontas e os fios laterias
2 fatias grossas de broa de avintes
3 a 4 azeitonas descaroçadas
1 rodela de chouriço
1 dente de alho, descascado e esmagado
1 mão cheia de folhas de salsa
Sal q.b.
Azeite q.b.



Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Coza as batas com a pele, em água e sal, só até conseguir espetar a ponta de uma faca afiada e retirá-la suavemente. Coe, passe por água fria, com cuidado para manter a pele intacta e reserve.
Coza a couve e o feijão verde, al dente. Coe e reserve.
Cubra o bacalhau com água e leite em partes iguais e leve a levantar fervura em lume médio, assim que se começarem a formar bolhas, desligue e deixe 10 minutos em repouso. 
Entretanto, leve a alourar numa sertã, a cebola, o pimento, os dentes de alho e folha de louro, até a cebola amolecer, ganhando alguma cor, mas sem queimar.
Prepare a crosta: no processador de alimentos junte a broa em pedaços, as azeitonas e o dente de alho e triture (Bimby: 5 segundos/velocidade 5). Raspe as laterais do copo, empurrando as migalhas para o fundo e junte cerca de 50 ml de azeite. Volte a triturar até obter uma pasta ((Bimby: velocidade 3, aumente a velocidade se necessário).
No fundo de uma assadeira coloque os legumes alourados, regue com azeite, por cima coloque as postas de bacalhau e à voltas as batatinhas e polvilhe-as com umas pedrinhas de sal.
Barre o bacalhau com a crosta de broa.
Regue com bastante azeite.
Leve a assar por cerca de 20 a 30 minutos, regando frequentemente com o azeite.
Sirva com os legumes cozidos.



SUGESTÃO: sobrou? Óptimo! Guarde tudo (pode até congelar), incluindo o azeite num recipiente à parte. Dependendo dos ingredientes que sobraram e da sua quantidade, corte mais cebola e pimento e coza mais batatas que vai depois cortar às rodelas e mais couve. Coza também um ovo. Limpe o bacalhau de espinhas e lasque-o, livre-se de deitar fora a crosta de broa.
Numa sertã, usando o azeite do assado, refogue a cebola, o pimento e os legumes cozidos cortados em bocados,  tempere de sal se necessário. Junte as lascas de bacalhau e a crosta. Envolva, deixe secar um pouco. Transfira para uma assadeira, desfaça a gema de ovo sobre o preparado e corte a clara em pedacinhos e junte. cubra com as batatas às rodelas, regue com mais um pouco de azeite e leve ao forno até as batatas dourarem.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...