20 de fevereiro de 2015

Tiramissu de laranja



É tempo de festa. No "Doces em Casa" festeja-se o terceiro aniversário e o convite para a festa pede que nos apresentemos com um doce que tenha pelo menos um dos seguintes ingredientes: chocolate, pimenta, canela ou champagne. A escolha certeira para mim caiu no chocolate que uso com parcimónia num tiramissu de aroma citrico. 

Esta sobremesa não reúne o consenso lá em casa, mas de vez em quando não resisto em servi-la e desta vez a culpa foi da Niki Segnit e do seu "Dicionário de Sabores" em que descreve a clássica parelha do café e laranja (tão tipico do pequeno-almoço) e sugere um tiramissu feito com um licor de laranja cuja descrição me deixou também a sonhar, mas enquanto não arrisco fazer o licor, fico-me pelo tiramissu e uso um licor de laranja à base de rum que nos foi oferecido em tempos. Para a receita, que seja qual for a versão é sempre simples, não resisti em seguir a do blogue "Be Nice Make a Cake", mais simples ainda.



Ingredientes:
Biscoitos de champagne q.b.
200 ml de café forte e frio
500 gr. de mascarpone
140 ml de licor de laranja
4 colheres de sopa de açúcar
1 vagem de baunilha
Raspa e sumo de 1 laranja
Chocolate negro para ralar e polvilhar ou cacau em pó

Preparação:
Adoce o café com 2 colheres de sopa de açúcar e molhe os biscoitos de Champagne no café e coloque-os em camadas numa travessa de vidro.
Numa taça bata o mascarpone com o restante açúcar.
Abra a vagem de baunilha no sentido do comprimento e raspe as sementes com uma faca. Junte-as ao mascarpone e envolva.
Sem parara de mexer comece a acrescentar o licor, em fio, até conseguir um creme com uma textura lisa e brilhante. Junte algum sumo da laranja, se necessário.
Espalhe o creme sobre os biscoitos e polvilhe com chocolate ralado e a raspa da laranja.
Leve ao frio até ao momento de servir.

Gosto assim, num remoinho de sabores entre o biscoito, o creme e o chocolate da cobertura. 


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...