27 de novembro de 2014

Frango com favas


Quando era criança um dos meus pratos preferidos era o frango estufado. A minha mãe fazia-o acompanhar de arroz branco e eu adorava juntar o arroz e o frango numa fatia de pão de torrado, mas tudo assim a seco, que não gostava de molhos. Hoje também não dispenso o pão para acompanhar um estufado ou um guisado, mas já sou perdida pelo molho que caracteriza estes pratos e não resisto a enfiar o pão ou a tosta no prato (ou no tacho LOL).
Este prato continua a ser um dos que gosto de cozinhar, especialmente nos dias  frios e embora a maior parte das vezes lhe junte ervilhas e/ou cenoura, outras vezes atrevo-me com as favas e fica mesmo delicioso.



Ingredientes:
2 coxas e sobrecoxas de frango
1 cebola
3 dentes de alho
3 ou 4 hastes de tomilho
Chouriço de carne q.b.
1 fatia de bacon
4 fatias de chouriço de carne
1 chávena de favas (usei congeladas)
1 dl de vinho branco
1 colher de sopa de polpa de tomate
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Comece por retirar as gorduras excessivas do frango.
Separe as coxas das sobrecoxas e coloque num recipiente. Tempere com sal, tomilho, 2 dentes de alho picados e o vinho. Deixe repousar umas horas.
Num tacho coloque 1 cebola cortada em rodelas e 1 dente de alho esmagado e regue com azeite.
Deixe refogar lentamente e quando a cebola começar a ficar transparente junte a fatia de bacon e as rodelas de chouriço e deixe fritar.
Acrescente o frango, escorrido da marinada e seco com papel de cozinha, e deixe dourar a pele de todos os lados, mas sem deixar queimar.
Acrescente a marinada, uma pitada de sal e deixe cozinhar em lume médio, acrescentando água se necessário, para manter o molho.
Quando o frango estiver cozido, acrescente as favas e a polpa de tomate e deixe cozinhar até estarem macias.
Sirva com pão torrado.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...