21 de julho de 2014

15 dias com ... Nigel Slatter

 
Para este edição do "Quinze dias com..." o chef escolhido foi Nigel Slater, ou melhor, o cozinheiro amador escolhido. Nigel Slater não exerce a profissão de chef, mas nem por isso deixa de se dedicar de alma e coração a um dos seus temas predilectos: a cozinha. Autor de vários livros, escreve uma coluna no "The Guardian" há mais de 20 anos e partilha as suas receitas simples em vários programas televisivos. A escolha da receita não foi fácil, apesar de todas elas serem simples e "caseiras" e vá-se lá saber porquê acabei por escolher, nesta minha segunda participação nos desafios do grupo, o mesmo ingrediente: o tomate. A verdade é que tinha encontrado uma receita com curgete e feta que me pareceu deliciosa, mas como9 a não marquei perdi-lhe o rasto e como na minha cozinha tenho sempre este ingrediente, fruto da época e que não dispenso em quase todas as refeições, aqui está ele de novo na companhia de uma erva que o adora: manjericão (das minhas ervas). Como usei tomate cereja, deixo entre parêntesis as quantidades que usei.  
 
 
 
Ingredientes:
10 tomates de tamanho médio (usei tomate cereja)
5 dentes de alho (1 só foi o suficiente)
5 hastes de tomilho (2, também das minhas ervas)
Pimenta preta moída (não usei)
Azeite q.b.
20 folhas frescas de manjericão (usei 3 grandes)
10 folhas frescas de orégãos (usei umas 5 pequeninas, porque o meu vaso de orégãos sofreu muito com a chuva)
1 colher de sopa de alcaparras, escorridas (não usei...esqueci-me)
Sumo de 1 limão
Cerca de 150 ml de azeite extra virgem (usei o que me pareceu suficiente)

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º.
Corte os tomates em metades e coloque-os, com o lado cortado para cima, numa assadeira.
Pele o alho, corte em metades e coloque cada metade em cima de cada meio tomate (piquei o dente de alho e distribuí pelos tomatinhos), polvilhe com a pimenta e algum azeite.
Leve a assar até os tomates estarem macios.
Entretanto, coloque as folhas de manjericão e orégãos no processador juntamente com as alcaparras e sumo de limão e comece a triturar, acrescentando azeite aos poucos até obter um molho verde e brilhante.
Para servir, retire os tomates do forno, transfira para uma travessa e regue com o molho.

Nota: ficaram deliciosos e no dia seguinte juntei-lhes rebentos de feijão, rúcula  e um ovo escalfado e vieram na marmita.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...