19 de junho de 2013

Isto é que é um 31!





Pois é, 31 a triplicar: 31 bloguers com 31 receitas para 31 dias. Quem lançou o desafio foi a Magda - Mum`s the Boss (ora, pois!)  a pensar em todas as mulheres e mães que precisam mesmo de simplificar os seus dias, nomeadamente com as a realização das refeições para a família. Refeições, simples, práticas e, obviamente saborosas, que não levem mais que 15 minutos a preparar e, se possível, que possam ser recicladas.

A ideia pareceu-me logo excelente . A cozinha é a minha divisão preferida da casa, o meu escritório, como diz o D., não só porque o meu gosto pela cozinha aguça a minha curiosidade em querer experimentar novas receitas, novos sabores, mas porque a cozinha é o centro vital de uma casa: nela tomamos (ou devemos tomar) a primeira refeição do dia, aquela que nos dá energia para sair porta fora e enfrentar sol, chuva, vento, sejam eles condições atmosféricas ou não. É nela que preparamos e fazemos as restantes refeições, para nós e para a família, para comer enquanto partilhamos o nosso dia, para levar para o trabalho, para um passeio ou para uma festa. Com a comida comemora-se sempre mais um dia, mesmo que acordemos que a inevitável pergunta a bailar na cabeça: "que vamos almoçar/jantar hoje?  

E como se não bastasse, depois de ler um pouco o blogue da Magda, onde a palavra "positivo" tem um lugar de destaque, em que partilha a preocupação em, como mãe, ajudar o seu filho a ser uma pessoa feliz, livre e autónomo. Um desafio dificil, mas que deveria ser um objectivo de todos os pais, sem dúvida, por isso vale mesmo a pena ler o Mum`s the Boss

O e-book está AQUI e merece ser lido.

Por isso, como poderia recusar o desafio? O "De cozinha em cozinha" apresentou-se com a refeição mais simples que podia, uma das minhas favoritas em criança e que aprendi (se é que há aqui alguma coisa para aprender) com a minha mãe. Um franguinho assado delicioso, mas sempre com um nome infeliz: "frango à maricas" ou "frango supositório", acompanhe-o com um arroz seco de legumes e com as sobras, no dia seguinte, faz-se um arroz de frango no forno:

Ingredientes:
1/2 cebola cortada em meias luas finas
Sobras de frango assado, desfiado (frango de churrasco também serve)
1/2 lata de cogumelos escorridos
Sobras do arroz
Azeite q.b.
Sobras de pão seco
1 pé de salsa
1 fatia de queijo flamengo

Preparação:
Na Bimby triture o pão, com a salsa e o queijo até obter migalhas grossas e reserve. (Em alternativa use uma mistura de pão ralado, salsa picada e queijo ralado)
Numa frigideira aqueça o azeite e salteie a cebola e os cogumelos.
Quando os cogumelos começarem a alourar junte o frango e envolva.
Desligue o fogão e reserve.
Num tabuleiro de forno coloque numa camada de arroz, seguida de uma camada da mistura de frango, nova camada de arroz e polvilhe tudo com a mistura de pão ralado.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º até dourar a crosta do pão.

Sobrou novamente? Se é marmiteira já sabe: leve para o almoço de trabalho.




2 comentários:

a disse...

Parabéns a todas, o e-book ficou maravilhoso!!
Bela refeição nos apresentas!!
Beijinho

Anónimo disse...

Olá,

Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUDORECEITA.PT, um novo site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 160.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal. No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tudoreceita.pt é grátis!

Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

Paulo Fernandes
Tudoreceita.pt

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...