14 de junho de 2012

Marmita a todo o vapor


Ultimamente a Bimby tem sido uma auxiliar na preparação das minhas marmitas. Tenho optado mais pelos legumes a vapor e menos pelos legumes assados ou salteados. As vantagens são muitas, claro. Além de nutricionalmente serem mais ricos, de reduzir ainda mais a gordura nos alimentos, deixo a Bimby a fazer o seu trabalho enquanto estou a jantar, por ex., e aos legumes ainda posso juntar carne ou peixe, para uma marmita mais completa.
A receita não tem que se lhe diga, mas como a Manuela do blogue "Delicias e Companhia" lançou o "Desafio Bimby Light", cá estou a partilhá-la.

Bifes de peru enrolados e legumes ao vapor
Ingredientes:
1 bife de peru
1 dente de alho
1 folha de louro
1/2 copo de vinho branco
3 folhas de couve chinesa
Legumes variados (usei: couve-flor, brócolos, alho francês, abóbora)
Sal q.b.

Preparação:
Tempere o bife numa marinada com o vinho, o alho esmagado, a folha de louro e sal a gosto.
Deixe repousar por umas horas ou de um dia para o outro.
Arranje os legumes, lavando-os e cortando-os em pedaços.
No copo da bimby coloque um litro de água e uma pitada de sal.
Corte os talos mais grossos das folhas de couve, deixando-as inteiras. Coloque-as na bancada da cozinhas sobrepostas e sobre elas coloque o bife de peru. Enrole e prenda com 2 palitos.
Na varoma coloque o peru enrolado e os legumes arranjados.
Programe: Varoma/40 minutos/Vel. 1.
A meio do tempo desligue a bimby e levante a tampa da varoma com cuidado para não se queimar. Verifique se os legumes estão tenros e se estiverem a seu gosto, retire-os.
Volte a ligar a bimby para que o bife acabe de cozer.
Sirva temperado com um fio de azeite.

Sugestão: para poupar algum tempo costumo temperar os bifes de peru assim que os trago do talho com uma marinada de vinha de alhos, mas sem sal. Deixo repousar no frigorífico durante o dia ou de um dia para o outro e depois congelo-os individualmente. Quando preciso deles, retiro-os de véspera do congelador e deixo-os a descongelar no frigorífico. Tempero de sal na hora de cozinhar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...