2 de fevereiro de 2012

Alheira grelhada com nabiças


Não é receita. É uma preciosidade da nossa gastronomia e da história das nossas gentes.
Criada pela comunidade judaica de Trás-os-Montes, em finais do século XV e princípios do século XVI, a alheira começou por ser um enchido fumado recheado de pão e carnes diversas com excepção da carne de porco, que os judeus, por imperativos religiosos, não comem. Ora, era precisamente esta regra que os tornava facilmente identificáveis pela Inquisição, pelo que inventaram este enchido de carne para disfarçar a sua repulsa pela carne de porco e escaparem à perseguição dos inquisidores. (Fonte: alheira. In Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-01-26]).
Eu gosto da alheira grelhada, na brasa ou no forno, e de preferência inteira, mas se se desfizer também não faz mal e com o acompanhamento mais simples: batata cozida e grelos. Nada de batata frita e ovo estrelado. Na falta da grelha a frigideira também serve: pica-se a alheira e deixa-se fritar na sua própria gordura.
  
Ingredientes:
2 alheiras
1 molho de nabiças
Batata q.b.
2 dentes de alho
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Azeite q.b.
Sal q.b.
Fatias de pão.

Preparação:
Comece por prepara as nabiças, escolhendo e lavando as folhas. Descarte os caules mais duros.
Encha um tacho com água, junte uma pitada de sal e  bicarbonato. assim que começar a ferver junte as nabiças.
Deixe levantar fervura novamente e conte 3 minutos.
Retire as nabiças para um passador para escorrer bem toda a água. Reserve.
Pique as alheiras com um alfinete e levar ao forno no grill com a resistência média. Assim que a alheira se apresentar dourada, vire-a  e deixe grelhar do outro lado. Retire-a do forno. Se deixar a alheira debaixo da grelha quente por muito tempo vai acabar por rebentar.
Entretanto descasque as batatas e coza-as em água e sal.
Pique finamente os alhos e aloure-os numa frigideira com azeite em lume médio. Quando os alhos começarem a alourar e a libertar o seu aroma junte as nabiças bem escorridas, envolva e deixe ficar por alguns minutos, mexendo de vez em quando.
Barre as fatias de pão com azeite e leve a tostar ao forno ou numa frigideira.
Sirva a alheira acompanhada da batata cozida e das nabiças salteadas sobre o pão tostado.

14 comentários:

Diogo Marques disse...

Humm...adoro alheira! Era um belo jantar para hoje :)

Ondina Maria disse...

O nosso jantar de hoje vão ser umas belas alheiras do Barroso (ligeiramente avinagradas e quando as grelhamos quase não sai gordura nenhuma) acompanhadas de uma paparoca de castanhas e maçãs. Em casa dos meus pais a alheira é sempre acompanhada de batatas cozidas com bróculos. Tudo coisas simples, a fazer destacar a estrela da refeição: a alheira!

Susana disse...

Olá Carla, aqui tens um prato bem simples e histórico que sabe bem ao paladar. Aqui não usamos muito a alheira na nossa gastronomia, é mais a linguiça de carnes e as morcelas. Aprendi a gostar de alheira quando vivi no Alentejo, o meu marido é que gosta muito. Vou aceitar a tua sugestão para uma jantar diferente especialmente para ele. Já agora gostava de saber se as alheiras são muito calóricas, pois não estou muito ambientada com elas!

Beijinhos

Sofia.Lopez disse...

Olá Carla,
Esta é das minhas refeições de eleição...alheira é o meu enchido preferido e este é o melhor acompanhamento, sem dúvida! :) Gostei muito da ideia do pão torrado e também gosto de saltear as verduras em azeite e alho...excelente sugestão!
Fiquei com saudades de comer uma bela alheirazinha...
Beijinho!

Anónimo disse...

E se te contar que tenho uma gaveta do congelador cheia de alheiras e farinheiras? :)
Ou como diz o marido "farineiras e arineiras". nem eu lhes resisto, e tb sou fan das batatinhas cozidas não tenho nabiças por isso uso umas couves que são o mais parecido que temos por aqui. Já tenho jantar para este sábado.

bjs

Rita disse...

Esta também é a minha forma preferida de comer alheira. Bem grelhadinha (costumo picá-la com uma agulha fina para não rebentar) e acompanhada de batatinha e nabilas ou grelos salteados. Perfeito. :) Beijinho

Gisela disse...

Adoro alheira, foi o meu almoço no domingo passado.
Um beijinho

De cozinha em cozinha disse...

Susana,
Segundo esta tabela: http://www.pesocomunitario.net/doc/tabela_kcal.pdf - 100gr. de alheira têm 309 calorias, mas penso que deve variar de acordo com o recheio, já que algumas são mais gordas que outras. Enfim, o que sabe bem raramente é o que faz bem:), mas de vez em quando podemos cometer uns pecadilhos, nem que seja em nome das memórias e tradições.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

A alheira é sempre uma boa refeição.

De cozinha em cozinha disse...

Ondina,
Estas são de Vila Nova de Foz Côa. Já cheguei a comprar umas de Murça que adoramos. Para mim a alheira tem que vir sempre com acompanhamentos simples, senão fica uma refeição demasiado pesada e desiquilibrada em sabores.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Sofia,
Não como muitas vezes alheira por ser um ingrediente "farto", por isso sempre que faço sabe-me muitissimo bem.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Ana,
Que gaveta deliciosa essa. Lá pelo congelador ainda umas alheiras, também.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Rita,
Também costumo picar a alheira, mas ainda assim por vezes rebenta. Tenho chegado á conlusão que tem a haver com o calor do forno, mas também pode ser da qualidade dela.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

E que bom almoço!
Beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...