24 de dezembro de 2011

Projecto marmita - Semana IX



Lanche da manhã
Almoço
Lanche da tarde
Segunda-feira
1 tangerina + 1 fatia de pão
Sopa de cozido com agrião + 1 pêra
1 iogurte de bolacha + 1 fatia de pão
Terça-feira
1 kiwi  + 1 fatia de pão
Sopa de cozido com agrião + 1 pêra
1 iogurte de bolacha + 1 maçã + 1 fatia de pão
Quarta-feira
1 tangerina + 1 fatia de pão
Sopa de couve branca + 1 maçã
1 iogurte de bolacha + 1 pêra + 1 fatia de pão
Quinta-feira
1 tangerina + 1 fatia de bolo-rei
Creme de brócolos + 1 pêra
***
Sexta-feira
1 kiwi + 1 fatia de pão
***
***


Esta foi a semana das sopas. Ementa propositadamente escolhida para contra balançar a época festiva que se aproxima. Foi também uma semana mais curta.

Domingo fiz para o almoço um cozido levezinho. Bem pobre, mesmo só com a carne de vaca, batata, cenoura, couve portuguesa e arroz branco. Como sempre, quando faço cozido, cozi batata e cenoura a mais (couve portuguesa nunca sobra) e reservei na própria água de cozer a carne para depois fazer uma sopa. É das minhas sopas preferidas pelo sabor que o caldo lhe transmite e pode ser tão versátil quanto quisermos. Desta vez, depois do creme pronto, acrescentei agrião previamente cozido e na hora de servir enriqueci a de segunda-feira com carne cozida desfiada.  
Na terça já não lhe acrescentei a carne e na quarta veio uma sopa de couve branca.
Na quinta dei continuidade às sopas com um creme de brócolos (juntei cerca de 50 gr. de base de sopa – caseira – que havia congelado, com 50 gr. de água e 70 gr. de brócolos cozidos. Triturei e deixei ferver e rectifiquei os temperos).

Pão: o que havia do dia anterior torrado em fatias finas e ainda algum pão de chocolate picante. Aproxima-se um fim-de-semana de muito trabalho na cozinha, por isso esta semana optei por algum descanso.

Iogurtes caseiros de volta: de bolacha e chocolate, para aproveitar umas bolachas e três pedaços de chocolate de culinária esquecidos na despensa. Ficaram sensacionais no sabor e na textura.

Chá verde Gorreana e chá de Cavalinha, que me tenho esforçado por beber na quantidade certa, nem sempre com o êxito esperado.

E assim passou mais uma semana. A todos desejo um SANTO E FELIZ NATAL na companhia de todos quanto fazem a diferença nas vossas vidas.

2 comentários:

Ilídia disse...

Feliz Natal! Um beijinho.

Tanita disse...

Para mim esta semana tem mesmo de ser de contenção. Bj**

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...