23 de novembro de 2011

Pão de Aveia e Leitelho


Enquanto o meu isco (segunda tentativa depois de uma primeira completamente falhada) vai crescendo sob o meu olhar curioso e inseguro, continuo a experimentar as receitas do livro "200 Receitas de Pão".

 Ingredientes:
125 ml de água
175 ml de leitelho*
1 1/2 de chá de sal
425 gr. de farinha T65 Espiga**
50 gr. de farinha de aveia fina ou média***
1 1/2 de chá de açúcar
1 1/4 de chá de fermento biológico seco (usei Fermipan)****

Preparação:
"Tradicional":
Coloque os ingredientes pela ordem indicada na cuba da máquina (daqui o tradicional entre aspas...).
Seleccione o programa "Amassar" ou "Massa", conforme a sua máquina (programa 7 na Taurus My Bread).
Quando o programa terminar transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha e dê-lhe a forma que desejar. Optei por dar uma forma alongada e coloquei numa forma rectangular.
Deixe levedar por 45 minutos a 1 hora ou até a massa dobrar de volume (coloquei a forma com a massa dentro do forno ligado a 50º).
Coloque um tabuleiro com água no fundo do forno e regule a temperatura para 200º. Deixe cozer por 30 a 40 minutos ou até o pão estar cozido (bata com os nós dos dedos no fundo do pão, se fizer um som oco está pronto), retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Se não gostar de uma côdea muito dura coloque um pano molhado sobre o pão enquanto arrefece.

Na MFP:
Coloque na cuba os ingredientes pela ordem indicada.
Programe "pão básico" (programa 1 na Taurus My Bread), seleccione o tamanho do pão: 750 gr. e escolha a cor da côdea.
Antes de começar a cozedura pincele com leite e polvilhe com farinha de aveia e baixe a tampa com todo o cuidado.
Terminado o programa, retire o pão da cuba e deixe arrefecer sobre uma rede.

Notas:
* Se não tiver leitelho deite o leite morno numa tigela e junte 1 a 2 colheres de sopa de sumo de limão (usei lima) e deixe repousar por 10 minutos.
** Usei cerca de 200 gr. de farinha T65 Espiga e o resto farinha de trigo integral biológica. Se tivesse feito o pão na MFP teria programado "pão integral".
***Triturei flocos de aveia na bimby com uns golpes de turbo.
****Quando não uso um pacote inteiro de fermento guardo o sobrante no congelador e por enquanto ainda não tive dissabores.

9 comentários:

paty disse...

Hummmmm e que belo pãozinho que saiu, já comia uma fatia dele com manteiga :))
Beijinho

Autora do Blog disse...

Que bom aspecto!
Gostei bastante desse pão.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Ondina Maria disse...

Tenho esse livro e tem-me sido muito útil pois as receitas são muito fáceis de seguir ou de adaptar. E este pão ficou com um aspecto delicioso :)

Sofia.Lopez disse...

Ficou com óptimo aspecto Carla, o interior apetece mesmo! E a côdea...mesmo como eu gosto.
Beijinho e venham mais desse livro ;)

Papinha Doce disse...

Parece delicioso o pão, obrigado pela dica do livro, acho que vou comprar.

Bjinho

Inês Ginja disse...

Parece-me uma óptima receita. O leitelho dá uma textura fofa ao pão. A quantidade de água está correcta?
Um beijinho.

De cozinha em cozinha disse...

Ginja,
A quantidade de água não estava correcta LOL. Obrigada pelo reparo.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Ondina,
Estou a adorar este livro. As receitas são muito boas e as que tenho experimentado saem sempre bem. Como ando pouco paciente tenho experimentado as receitas que usam os programas rápidos da MFP e estou muito satisfeita.
Beijinhos

Papinha Doce,
Pelas experiências que tenho feito recomendo mesmo este livro.
Beijinhos

Sofia,
Também gosto das côdeas duras, mas quando faço para a semana toda uso a técnica do pano molhado para amolecer um bocadinho. Mesmo guardando o pão no frigorifico a côdea endurece mais e torna-se mais dificl cortar. Claro que também o posso fatiar logo, congelar e ir usando as fatias que quero, mas o meu congelador está sempre cheio de todas as niquices que teimo em guardar para "reciclar".
Beijinhos

Paty
Autora do Blog
Não se faça rogadas: levem uma fatia.
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá,
comprei este livro no jumbo (9.99€) e estou a adorar. Comecei por fazer o pão simples e fica tão leve. Agora estou a marcar as receitas que quero fazer. Evita comprar as farinhas já preparadas e poupamos uns euritos.
Beijinhos
Tania

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...