6 de outubro de 2010

Mais ameixas, mais compotas - Doce de Ameixas com Vinho


Este doce é um repetente anual, desde que a aprendi no curso temático "Doces, Compotas e Conservas" na Escola de Gastronomia Segredos & Cozinha. Além de bem servir numa tosta ou fatia de pão, é uma excelente companhia para carnes de caça ou estufados mais suculentos e outonais. Habitualmente utilizo-a como condimento da costela mendinha estufada.

Ingredientes:
 500 gr. de ameixas vermelhas
250 gr. de açúcar
200 gr. de água
200 gr. de vinho tinto

Preparação:
Descaroçam-se e partem-se em pedaços as ameixas e guardam-se os caroços numa "boneca" de pano.
Misturam-se todos os ingredientes num tacho, pendura-se a "boneca" e leva-se ao lume até atingir o ponto.

11 comentários:

Mary - Strawberrycandy disse...

Que óptima e deliciosa compota,....
Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Os doces são sempre os melhores aproveitamentos para as frutas, que delícia ficou o teu!

Carol e Mayko (Equipe Cozinhando o 7) disse...

Delicioso. Adoro compotas de consistência cremosa.
bjs
Carol

http://cozinhando7.blogspot.com

Tia Amélia disse...

Olá Carlinha!
O teu doce ficou maravilhoso pode ser um frasquinho para a Titi vá lá não te faças de rogada eu sei que tu até me davas só que estás muito longe de mim fica para a próxima.Mil beijos da Tia.

argas disse...

Que doce tão bom!

São Ribeiro disse...

ESSE DOCINHO FICOU COM UM ASPECTO MARAVILHOSO , AINDA POR CIMA É AMEIXA , BJS

Xana Bértolo disse...

Ficou com uma cor linda :)... Adoro compotas, tenho k fazer mais, já acabaram as minhas..
beijoca

sabor e saberes disse...

Delicioso doce.
Não quer participar no meu concurso "Doce Sabor"? Bjs

sabor e saberes disse...

Muito obrigada pela participação no meu concurso "Doce Sabor". Bjs

De cozinha em cozinha disse...

Amigas,
Esta compota é de facto deliciosa, mas eu sou suspeita porque tenho um fraquinho pelos doces de ameixa.

Tia Amélia,
Vou guardar aqui um frasquinho, OK?

Teresa,
O teu concurso estava debaixo de olho, pretendia publicar uma outra compota, mas (felizmente) o trabalho nem sempre me dá oportunidade de me dedicar ao blog como gostaria, por isso seguiu este que é muitoooooo bom!

Beijinhos e bom fim-de-semana a todas

moranguita disse...

e a melhor maneira de guardarn o sabor dos frutos que so vemos de novo daqui a um ano
que maravilha este doce
beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...