12 de maio de 2010

Kefir - uma novidade na minha cozinha



Kefir - este pedaço de "flor do iogurte" ou de "cogumelo do iogurte", como é vulgarmente conhecido,  foi-me dado pela minha mãe, a quem por sua vez tinha sido oferecida por uma amiga. Estes grãozinhos são uma colónia de lactobacilos e leveduras que fermentam no leite, vegetal ou animal, à temperatura ambiente, dando origem a uma bebida idêntica ao iogurte, com um sabor ligeiramente ácido. 

Os benefícios para a saúde prendem-se essencialmente com o seu efeito probiótico, eliminando organismos nocivos à membrana intestinal e aparelho digestivo. Tem também uma grande quantidade de vitamina D e é rico em cálcio que, por se apresentar sob a forma de cristais, é melhor absorvido pelo organismo.

Os grãos de kefir devem ser guardados em recipientes de vidro, à temperatura ambiente e destapados (cobertos apenas com uma mousseline ou um guardanapo para proteger do pó e insectos), o qual se enche até cerca de 2/3 da sua capacidade com leite. Deixa-se fermentar durante 24 horas (ou mais) e, findo esse tempo, coa-se a bebida com um passador não metálico e sem espremer os grãos. A bebida está pronta e pode ser consumida de imediato ou guardada no frigorífico por cerca de cinco dias, não esquecendo que a acidez vai aumentando ao longo desse tempo. E o que fazer aos grãos de kefir? Recomece tudo de novo: lave o recipiente, coloque nele novamente os grãos e acrescente o leite.
Nunca utilize recipientes ou utensílios de metal.

Se não gostar do gosto ácido faça um batido com a sua fruta favorita (sem os grãos, claro). Eu tomo-o ao pequeno-almoço misturado com fruta, normalmente kiwi, e uma colher de sopa de muesli.

O kefir é matéria viva, por isso, como qualquer matéria viva, cresce. Quando a quantidade que tiver for mais que suficiente para o proveito que tem está na altura de partilhar.

Leia mais aqui: 
E encontre receitas aqui:
e aqui: 
e em muitos mais sitios da blogosfera. Faça a sua pesquisa.

4 comentários:

Catarina Nogueira disse...

Tive durante algum tempo, e converti para água.. mas acabei por desistir... Posso ter feito mal, mas está feito, lol Dei os grãos de kefir à minha mãe, acho que ela ainda usa.

Unknown disse...

Também já tive por duas vezes é muito bom.Bjooooooo)

Figos & Funghis disse...

Eu nunca cozinhei nada com kefir, mas sei que é muito saudável mesmo.
O que acho mais legal nisso é a questão da cultura né, o kefir deve ser passado de uma pessoa à outra, muito legal! Minha mãe costuma cultivá-los para fazer coalhada e queijos, e ficam sempre deliciosos.
Bjinhos

Kristininha disse...

Que engraçado...acabei de postar tb sobre o me "bichinho"!!! Adoro com morangos, bem fresquinho sabe muito bem!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...