18 de março de 2010

Pêra Assada em vinho do Porto


Isto nem sempre corre como esperamos. Um destes fins-de-semana, por exemplo, estava tudo bem programado para fazer uma refeição fantástica, daquelas que nos ficam na memória por muito tempo: entradinhas apetitosas, assado à boa maneira, sobremesa especialissima...enfim... Mas na Sexta o dia não correu como esperava e não tive oportunidade de comprar os ingredientes em falta. No Sábado a tarde de convivio (de bom convivio, diga-se) prolongou-se pela noite e a sobremesa, que requeria preparação prévia, ficou sem efeito. De forma a que chegou o Domigo e fiquei com um simples assado em mãos para preparar. Sempre havia gelado no congelador e uns crepes para adoçar a boca a final. Mas eis que preciso de ir ao frigorifico e encontro umas peras williams esquecidas na gaveta. Já estavam mais para o maduro e eu das peras gosto delas verdes e crocantes, por isso o melhor era dar-lhes já destino.

Eram cinco peras williams, que descarocei com o descaroçador de maçãs e parti a meio. Fui colocando num pirex e reguei com sumo de limão. Entretanto fiz uma calda com:

100 gr. de açucar
50 gr de vinho do Porto
Erva doce q.b.
1 pacote de natas para cozinha

Misturei tudo num tachinho. Mexi para ajudar a dissolver o açucar e levei ao lume.
Assim que começou a ferver, baixei o fogo para o minimo e deixei ferver 3 minutos.
Reguei as peras com esta calda e levei ao forno.
Comecei por as colocar no tabuleiro inferior enquanto o assado cozinhava. 
Passaram depois para o tabuleiro superior onde acabaram de assar.
No frigorifico já aguardava o cifão para onde tinha vertido um pacote de natas para cozinha, sem ter adicionado açucar.
Servi as pêras ainda quentes com a espuma de natas bem fria.
A mistura do quente/frio e da doçura da calda com o "azedo" das natas ficou sublime e destronou o lugar da pêra bêbada entre as sobremesas favoritas lá de casa.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...