16 de março de 2010

Bolinhos de Peixe


Peixe cozido é aquela coisa que me deixa um pouco...vazia. Não acho um petisco. Como várias vezes porque faz bem e nunca fico ansiosa pela próxima....De vez em quando lá sobra qualquer coisa do cozido e eu, que detesto deitar fora comida, esforço-me por reinventar. Desde o "peixe à Gomes de Sá", passando por empadão ou empadinhas...o que a quantidade permitir e a imaginação lembrar.
Os bolinhos que se seguem são também uma óptima forma de aproveitar as sobras de peixe cozido. Ainda por cima pode preparar e congelar e ter sempre uma refeição rápida para aqueles dias em que não apetece pensar na ementa ou em que o tempo fugiu sabe-se lá para onde.

Duma refeição mal calculada de peixe cozido sobrou uma marmota e duas batatas cozidas. Aproveitei estar a fazer uma sopinha para um dia frio e acrescentei mais uma batata a cozer para ter em batata a quantidade que me pareceu necessária para esta receita. Depois, seguiu-se assim:

Reduzi a puré as batatas.
Juntei meia cebola muito picadinha e umas folhinhas de salsa também picadinhas. Para quem gostar pode acrescentar uma pitada de pimenta.
Acrescentei um ovo batido e misturei muito bem.
Entretanto retirei as espinhas e a pele do peixe e envolvi de forma que o peixe não ficasse completamente desfeito.
Levei este preparado ao frigorifico para a massa endurecer e ser mais fácil trabalhá-la.
Com a ajuda de 2 colheres de sopa moldei os bolinhos, ou melhor dito, os "canelles".
Parte fritei em óleo bem quente e os restantes fui colocando num recipiente para ir ao congelador.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...