4 de março de 2010

Arroz de Bacalhau e Grelos


Há dias de apetites e há apetites que não nos saem da ideia e aí só há uma solução: cozinhar! Juntar os ingredientes, os utensilios, colocar o avental e enfrentar os tachos.
Um destes dias deu-me o apetite por uns bolinhos de bacalhau e arroz do mesmo. Fui adiando por isto e aquilo até que me decidi a retirar do congelador uma embalagem de bacalhau desfiado já demolhado, pensando eu que a partir daqui não poderia mais adiar o inevitável. Por coincidência nesse dia a dona do tacho desta cozinha apresentou uma receita de arroz de bacalhau com grelos e mais o meu apetite se aguçou. Por acaso um imprevisto fez-me mudar a ementa e só o fiz no dia seguinte.

Ingredientes:
1 embalagem de bacalhau desfiado já demolhado (normalmente compro o bacalhau, demolho e congelo)
1 chávena de arroz
3 chávenas de água (pelo menos)
100 gr. de grelos (já os tinha cozidos de uma sobra de uma refeição do dia anterior)
1 cebola
1 dente de alho
2 rodelas de chouriço
Sal q.b. (se necessário)

Num tacho deite a cebola e o alho bem picadinhos. Regue com azeite e deixe a cebola estalar.
Junte o bacalhau e envolva.
Acrescente 1 chávena de água.
Deixe levantar fervura e tempere de sal (o bacalhau que utilizei estava no ponto certo para temperar a água do arroz sem precisar de adicionar sal).
Acrescente o arroz e a restante água.
Vá vigiando a cozedura do arroz acrescentando a água necessária para ter um arroz malandrinho, mas sem muita calda.
Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogão e acrescente 1 chávena de água fria. A cozedura do arroz vai parar e a calda vai-se manter sem empapar o arroz.

2 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Mas que bom aspecto!

moranguita disse...

eu adoiro bacalhau e esses bolinhos tenho iemensas saudades de os comer
com esse arroz entao esta mesmo bom
beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...