23 de fevereiro de 2010

Perna de Peru Assada com Batata



Já estão a ver que é menu de Domingo. O peru entra na minha mesa normalmente em bifinhos panados, grelhados ou estufados. Desta vez decidimos variar e comprar duas pernas de peu para assar. Não é um prato que me deixe de água na boca, mas faz uma refeição diferente do que é habitual lá em casa.

Ingredientes:
2 pernas de peru
2 limões
3 dentes de alho
1 ramo de alecrim
Sal e piri-piri q.b.
1 colher de chá de massa de pimentão
1 dl de vinho branco
1 cebola
Azeite q.b.
Água q.b.

Esmague bem os alhos juntamente com o sal. Retire as folhas do alecrim à haste e acrescente-as à massa de alho. Junte a massa de pimentão, o piri-piri e o vinho.
Espalhe esta mistura sobre o peru.
Deixe marinar. O peru é, na minha opinião, uma carne desenxabida, por isso quanto mais tempo marinar melhor.
Numa assadeira coloque no meio a cebola às rodelas e nas bordas as batatas descascadas e partidas em quartos. Sobre a cebola pouse o peru. Regue com azeite e a marinada, acrescentando vinho se entender que o liquido não é suficiente.
Leve a forno pré-aquecido a 220º. Assim que a carne ganhar cor reduza e deixe assar.
Enquanto o peru assava preparei, para acompanhamento, uns grelos salteados em azeite e alho que é coisa que eu adoro e a que não resisto.

1 comentário:

Luisa Alexandra disse...

Eu gosto imenso de perú, apesar de ser uma carne mais seca é bastante saborosa.
Ficou com muito bom aspecto esta tua refeição!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...