16 de dezembro de 2009

Arroz de Atum



Não aprecio atum em conserva. Adoro um bife de atum fresco grelhado, mas atum em conserva não aprecio. Quando muito em conserva natural lá vou usando para variar um bocadinho, aí umas duas vezes no ano. Há pouco tempo, ao passar de cozinha em cozinha parei na da Colher-dePau e descobri esta receita de arroz de atum com ervilhas. Como já disse e repeti, não aprecio o atum em conserva, mas deixou-me curiosa a receita e ontem lá me decidi a experimentar variando de acordo com o que havia no frigorifico e foi assim que eu fiz:

1 lata de atum natural
1/2 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
1/4 de pimento vermelho
1 tomate maduro
100 gr. de bróculos
1 chávena de arroz carolino
1 e 3/4 de água
1 pitada de malagueta
1 pitada de açafrão
Azeite e sal q.b.
2 ou 3 rodelas de ananás

No tacho coloquei a cebola picada, o alho esmagado, o pimento cortado em cubos, o tomate também cortado em cubos (sem as sementes) e a folha de louro e reguei com um pouco de azeite. Deixei cozinhar em lume brando, com o tacho tapado, até a cebola estar transparente  e o tomate amolecido.
Juntei o atum, previamente escorrido e envolvi. Acrescentei a água, temperei de sal e acrescentei a malagueta e o açafrão.
Assim que ferveu, juntei o arroz e mexi. Tapei o tacho e quando a água voltou a ferver acrescentei os raminhos de bróculos enterrando-os suavemente no arroz.
Quando a calda ferveu a ponto de fazer bolhas que rebentam reduzi para o minimo. Antes de completamente seco o arroz, e porque tinha tempo até à refeição, desliguei o fogão. O calor residual do tacho acabou de o secar.
No momento de servir juntei à superficie uns tirinhas de ananás. O fresco da fruta foi muito bem com o atum e uma excelente forma de atenuar o seu sabor.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...